sábado, 4 de julho de 2009

E viva a EDUCAÇÃO!!!!




Não me choquei ao ver esta charge. Isto virou rotina. É uma pena que os papéis se inverteram.
A educação no Brasil virou uma charge!!! Uma brincadeira!!! Um quadro num programa de humor.
Sou professora por pura paixão. Não saberia ser outra coisa. Não saberia fazer outra coisa.
Mas as coisas não andam muito bem. Tenho presenciado cenas da educação que me deixam muito triste.
Novas teorias pedagógicas??? Novas vertentes filosóficas???
O papel do professor mudou, minha gente. Tá.. o salário tá baixo, as condições de trabalho insalubres, blá, blá, blá...
Mas o que mudou foi a consciência da nossa clientela. Professor assumiu o papel daa familia. Professor além de ensinar tem que educar, porque a educação infelizmente NÂO VEM MAIS DE CASA!!
Viramos reféns. Temos que aprovar de qualquer jeito, temos que aprovar alunos totalmente despreparados pra vida porque a tal modernidade nos exige isso!!!
Lembro dos meus tempos de escola (lá no século passado onde a figura do professor ainda era respeitada) onde o ato de aprender era prazeroso permeado pela responsabilidade e pela admiração por nossos educadores.
Fico me perguntando onde nós, professores, perdemos o rumo dessa prosa.
Onde erramos, my god???
Conheço colegas meus que tiveram que se afastar da escola por ameaças dos alunos e - pasmem!!- por ameaça dos próprios pais dos alunos que não admitem uma reprovação a causa da tal bolsa-esmola.
Educação virou moeda de troca: - eu te dou uma esmola por mês pra teu filho estar matriculado (hei! eu falei matriculado!! Aprovação é outro departamento!) e tu fica achando que eu sou um bom político tá???
ah.. meus amigos.. meu querido amigo Renato Russo já perguntava:

QUE PAIS É ESSE??????

2 comentários:

  1. Sábias palavras, minha amiga!
    Ah... mudei de casa, tá? Vem ver!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Charge perfeita!

    Meus filhos foram educados à maneira do século passado... Me recuso a ter este tipo de comportamento que, aliás, só prejudica e deseduca!

    ResponderExcluir

Amei a visita!!! Fica a vontade!!! A palavra é tua.. e esta é a melhor parte do blog!!

Bjum!!!!