
Semana passada fui testemunha de que a Educação realmente é o intrumento de mudanças socias, culturais, filosóficas, etc. de uma nação.
Participei do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília.
E "tava" lindo de ver: Uma gurizada muito engajada, muito consciente de que o futuro literalmente está nas mãos deles, com projetos de vida, com planos de futuro e com uma articulação impressionante com respeito às coisas que realmente interessam a eles.
Conheci muitas culturas dentro deste Brasil-Continente. Rompi com pré-conceitos (meus), é claro, com relação a outros povos.
E tudo era emocionante. Chorei quando os guris do CAVG se apresentaram, tocando as músicas do Rio Grande do Sul e a gurizada do nordeste, da Colômbia, Argentina, Haiti, Angola, España, Uruguay.... começaram a dançar num momento perfeito de comunhão ente os povos.
Indescritível a emoção de ouvir o Hino Riograndense longe do pago. Dá um nó na garganta, sobe um orgulho pelo peito e explode bem alto.
Aprendi muito. Conheci projetos impressionates que os alunos estão desenvolvendo nos IF'S, CEFET'S e Escolas Agrícolas e Técnicas.
O CAVG fez bonito!!!! A gurizada da música, as minhas gurias do vestuário, a turma do Teatro, o Coral...
Cada dia eu me orgulho de fazer parte da familia CAVG.
É claro que este texto não diz nada. Teria que estar lá pra ver...
Pra sentir que a Educação é tudo. E que vale a pena.
(Fotinhos e comentários sobre Brasilia no próximo post)