domingo, 13 de setembro de 2009

Literando....


Sou uma leitora voraz. Mas isso não deve estranhar muito já que sou professora de literatura.
Leio tudo. Tudo mesmo. Até bula de remédio, lista telefônica, receita de embalagem, etc.
Tenho uns 5 livros encima da minha escrivaninha começados, mas não terminados. Não é por falta de interesse na história. É pura falta de tempo. Mas vão me dizer: - Sai do blog e vai ler, ué?
Mas não é isso. Ler pra mim significa todo um ritual. Não é simplesmente abrir uma página e seguir lendo. Pra mim, ler é muito mais do que isso. É entrar na história, é tornar-me EU a protagonista. Não ser um simples narratário. Ah!! e não existe nada melhor que cheiro de livro novo!!!
Tenho uma história de amor com os meus autores. As vezes os amo e outras vezes os odeio. mas faço as pazes sempre e retorno a eles, pedindo desculpas pelo minha atitude.
Chorei pela morte do Benedetti. Me senti órfã. Ele se foi e eu nem ao menos pude dizer o quanto os livros dele mudaram a minha vida.
Tenho uma amizade franca com Cervantes, conversamos muito.
Desabafo com Isabel Allende, com Vargas LLosa, com Borges, com García Marques.
Me emociono com Lorca, Gustavo Adolfo Bécquer, Quiroga, Lope de Vega, Antonio Machado, Quevedo e Calderón de la Barca.
Viajo nas narrativas de Erico Verissimo. Conheço a história do meu estado através dos seus olhos.
São tantos os meus amigos escritores que seria injusto seguir enumerando-os.
São meus companheiros de jornada, meus amigos, confidentes, cúmplices.
São eles que me enchem de prazer, delírio, terror e todos os outros sentimentos tão presentes na minha vida.

Não estou sozinha. tenho os meus livros e com eles uma porta para o infinito.

Leio, logo existo.

3 comentários:

  1. "Não ser um simples narratário", ta aí a chave pra gostar da leitura. Não consigo mais ficar sem ler um livro, depois de terminar Perto do Coração Selvagem, da Clarice, estou lendo Ensaio Sobre a Cegueira, e fico imaginando tudo, inclusive como seria enxergar tudo branco!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Denise!

    Me senti dentro de seu post...rs

    Também sou assim, ao ler...

    Mergulho, de tal forma, que o mundo pode acabar a minha volta...

    Ler não combina com disrsão...distração...
    Adoro esse ritual que voce falou...

    Ler é o maior barato


    Beijos!!! rs

    ResponderExcluir
  3. "Não estou sozinha. tenho os meus livros e com eles uma porta para o infinito."

    É...é exatamente isto....em cima de meu criado mudo....rs....olhei para ele agorinha, tenho três livros...e realmente...LER é TUDO!!!

    Uma linda semana para vc!

    beijos com muito amor1

    Biazinha

    ResponderExcluir

Amei a visita!!! Fica a vontade!!! A palavra é tua.. e esta é a melhor parte do blog!!

Bjum!!!!